O Portal Projetar.org promove regularmente concursos de ideias para estudantes de arquitetura. São exercícios acadêmicos hipotéticos, que visam estimular a criatividade e promover o aperfeiçoamento dos futuros arquitetos. Em seu 31º concurso, realizado em parceria com a Associação Parque Minhocão, o Portal convidou acadêmicos e jovens profissionais a pensar como seria o Parque Minhocão.

No dia 01 de julho, foram entregues 98 propostas por meio do Portal Projetar.org, elaboradas por acadêmicos e recém-formados, em maioria de cursos de arquitetura e urbanismo. Ao todo foram 310 alunos participantes (uma média de 3,2 integrantes por equipe), de 74 cidades, 13 estados e 51 universidades. 47% dos participantes foram do estado de São Paulo e 29% da cidade de São Paulo. 

No dia seguinte, o arquiteto Caio Smolarek Dias, coordenador do concurso, junto com o arquiteto Felipe SS Rodrigues, representante da Associação Parque Minhocão, realizaram a pré-seleção das equipes conforme os termos do edital. Como resultado foram indicadas 30 propostas finalistas. Estes projetos são provenientes de 21 universidades de 9 estados, sendo que o estado de São Paulo representou 57% das propostas e a capital 30%.

As 30 propostas finalistas foram impressas e avaliadas por um corpo de jurados que se reuniu no dia 03 de julho, no Studio MK27, em São Paulo. Os jurados Abilio Guerra, Angélica Alvim, Anthony Ling, Clarissa Schneider, Felipe SS Rodrigues, Marcio Kogan e Paulo Von Poser indicaram 3 vencedores e 5 menções honrosas. Identificaram que algumas operações eram comuns a todas as propostas: gerar iluminação e ventilação natural para o baixio; organização espacial que permitisse múltiplos usos na parte elevada do Minhocão integrado com a cota inferior, e principalmente, a capacidade de criar uma narrativa estética renovada a partir da intervenção apresentada.

A cerimônia de premiação aconteceu na noite de 04 de julho, na cobertura do edifício Martinelli. Estiveram presentes Fernando Chucre, secretário de desenvolvimento urbano, José Amaral Neto, adjunto de desenvolvimento urbano, José Armênio de Brito Cruz, presidente da SP Urbanismo,  Mauricio García, da secretaria de cultura, e o vereador Police Neto. Também estiveram presentes representantes da Associação Parque Minhocão, Athos Comolatti, Felipe SS Rodrigues, Wilson Levy e Paulo Von Poser, os sócios do Portal Projetar.org, Caio Smolarek Dias Laila Rotter Schmidt, bem como participantes do concurso. Os patrocinadores Bar da Dona Onça, Casa do Porco, Hot Pork e Magik JC subsidiaram metade do valor da inscrição para os estudantes na edição e ofereceram um delicioso coquetel aos presentes. 

Conquistaram a primeira colocação,  os recém-formados Vinicius Ferreira de Oliveira, Gabriela Geraldelli Tocalino Silva, Gustavo Catapani Jarra e Mariane Banin de Carvalho, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – FEBASP – São Paulo/SP.

A segunda colocação foi concedida ao recém-formado Gustavo Bondezan Cardoso, da Universidade Estadual de Maringá – UEM – Maringá/PR.

O terceiro colocado foi a equipe formada pelos acadêmicos: Juliana Shizue Yoshida, Kamila Ismail, Maitê Guimarães Bittencourt e Giovani Betini Moiolli de Oliveira, da Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE – São Paulo/SP.

Foram indicadas cinco menções honrosas ex aequo (com igual mérito). Uma delas é a equipe formada por Stefanni Matos de Oliveira, Ariella Sordi Udala Campos, Viviane Moreira de Oliveira, Lais Ávila Bosnyak Costa e Bruna Lima Caracciolo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE – São Paulo/SP.

Na condição de menção honrosa foi indicada também a proposta dos acadêmicos Raphael Sales Nogueira e Artur Buonpater Duarte Corrêa, da Escola da Cidade – São Paulo/SP.

A equipe formada pelos acadêmicos Mauricio Addor Neto, Gabriel da Silva Martinez Ribeiro, Breno Quaioti e Bruno Futema, da Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE – São Paulo/SP também foi indicada como menção honrosa.

A equipe formada pelos recém-formados Victor Candido Gabriel e Graziela Honório Botelho, da Universidade Católica de Santos – UNISANTOS – Santos/SP também foi indicada como menção honrosa.

E para finalizar as menções honrosas a equipe formada pelos acadêmicos Leticia de Torre Ataíde, Rafael Falkowskie, Giovana Alberti Fiorillo da, Universidade Federal do Paraná – UFPR – Curitiba/PR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sign Up for Our Newsletters

Get notified of the best deals on our WordPress themes.

You May Also Like

Rhoncus Ante Sit Nulla Sed Tellus Blandit Eleifend Nascetur

Aenean eleifend ante maecenas pulvinar montes lorem et pede dis dolor pretium…

Integer Maecenas Eget Viverra

Aenean eleifend ante maecenas pulvinar montes lorem et pede dis dolor pretium donec dictum. Vici consequat justo enim. Venenatis eget adipiscing luctus lorem.

Brasília: uma cidade que não faríamos de novo

Juscelino Kubitschek, embora lembrado por ter executado o projeto de Brasília, não…

Maecenas Tincidunt Eget Libero Massa Vitae

Aenean eleifend ante maecenas pulvinar montes lorem et pede dis dolor pretium…