Publicidade
DebatesEventos

O Futuro da Moradia: As Novas Máquinas de Morar


Publicado em 24.05.2019, às 5:15 pm

Este será o terceiro e último evento da série “O Futuro da Habitação” organizado pelo Esquina: Conversas Sobre Cidades, com curadoria e mediação do arquiteto Lourenço Gimenes, sócio do FGMF.

A expressão “máquina de morar”, cunhada pelo arquiteto e urbanista suíço  Le Corbusier na década de 1910, representou muito bem a transformação, então em curso, do ‘programa’ de um espaço residencial.

Ainda que a mudança acontecesse também em termos estéticos e técnico-construtivos, estava em aberto uma discussão profunda dos hábitos urbanos. A ideia da qualidade do espaço e o conforto ambiental, numa época de constantes turbulências causadas pelas guerras e pela voraz evolução industrial, colocava-se como possibilidade de repensar a célula e sua produção.

Embora seja difícil de traçar um paralelo, vivemos hoje novamente um momento de reflexão sobre o morar contemporâneo. Desejamos levantar um debate a respeito de quem é o morador de São Paulo, como ele habita a cidade e o que busca na cidade.

Como é a composição das famílias hoje? O que se espera de um espaço residencial? Quais as necessidades das famílias de diferentes rendas? Qual o papel das novas tecnologias e dos novos regimes de trabalho? As novas gerações e a ‘uberização’ dos imóveis criam novos cenários de comportamento? Como o mercado enxerga essas demandas? Como sobrevive a população em situação de rua, à margem desse processo?

Essas são algumas das questões que o Esquina procura abordar no evento O Futuro da Moradia: As Novas Máquinas de Morar.

O debate contará com a participação de:

  • Carlos Terepins, empresário, presidente da incorporadora Nortis
  • Elisabete França, arquiteta, doutora, diretora de planejamento e projetos da CET e professora na FAAP
  • Felipe Schucman, advogado, economista e diretor de desenvolvimento de negócios da RuaDois
  • Sonia Francine, jornalista, foi secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo em 2017, e é vereadora pelo Cidadania.

Os ingressos são gratuitos e limitados. Garanta já sua participação em: https://www.eventbrite.com.br/e/o-futuro-da-moradia-as-novas-maquinas-de-morar-tickets-62371868939

Principais tags desta reportagem:
Publicidade
Outros destaques

Bitnami