*

Espaços Públicos 27.11.2018 — 11:44 am

Esquina promove passeios noturno e diurno na Paulista

Sergio Souza / Unsplash
Vista aérea da Paulista durante a noite

A série de passeios Paulista Para Todos vai apresentar as personalidades responsáveis por transformar a Avenida Paulista em uma referência da capital paulista. Do engenheiro Joaquim Eugênio de Lima, passando pela arquiteta Lina Bo Bardi e pelo jornalista e advogado Cásper Líbero, apresentaremos o legado e a influência de cada um deles na construção de um espaço plural e democrático. Os passeios serão liderados por Renato Cymbalista, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, coordenador do grupo de pesquisa Lugares de Memória e Consciência (USP/CNPq) e colunista do Esquina.net.br.

Na edição noturna, haverá projeções nos edifícios e os participantes receberão lanternas com tiras elásticas para aproveitarem melhor cada momento. Já a diurna aproveitará o clima de parque público que toma conta da avenida aos domingos. Nas duas saídas será distribuído um mapa ilustrado da avenida feito especialmente para a ocasião.

Inscreva-se aqui para o noturno e aqui para o diurno. Em caso de lotação, os interessados poderão inscrever-se em uma lista de espera e assim serem notificados em caso de novas edições no ano que vem.

A Avenida Paulista passa por um dos momentos mais interessantes de sua história, impactada por novos usos dados pelas pessoas e pelo surgimento de edifícios culturais. Surge então o Paulista Para Todos, série de ações do Esquina.net.br, principal plataforma sobre cidades do país com site abrigado no portal do Estadão, para impulsionar ainda mais esta transformação em parceria com o escritório de advocacia Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados, sediado na Paulista.

O Paulista Para Todos inclui um Festival de Ideias em que quatro premiados escritórios de arquitetura foram convidados a desenvolver, de maneira livre, peças de mobiliário urbano para a Paulista. Entre eles, o vencedor do prêmio Pritzker Paulo Mendes da Rocha. O ganhador será anunciado dia 05/12.

Para falar sobre as propostas e diagnósticos da avenida e debater o presente e futuro da Paulista, o Esquina promove no dia 29/11 o encontro Paulista Para Todos, com participação dos profissionais que concorrem no Festival de Ideias e do presidente da SP Urbanismo José Armênio de Brito Cruz.

Tags:, , ,

Bitnami