*

Planejamento 12.09.2018 — 7:08 pm

Esquina na Urna: as perguntas de vocês sobre cidades

Alex Radelich/ Unsplash
Manifestação popular

Para colocar as cidades na pauta das eleições, o Esquina lançou o #EsquinaNaUrna, iniciativa para levar temas urbanos aos candidatos que disputam a presidência da República.

As perguntas foram selecionadas a partir de questões enviadas pelo público do Esquina e formuladas pela nossa equipe. Neste post é possível ver boa parte do que recebemos em vídeo e por escrito de várias partes do Brasil. Agradecemos imensamente a todos que participaram. Diversas questões ficaram de fora por uma limitação de tempo dos candidatos, mas ficam registradas como uma contribuição importante neste momento de reflexão sobre nossas cidades e nosso país.

O #EsquinaNaUrna tem apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que no mês passado lançaram uma Carta aos Candidatos.
Confira algumas das perguntas:

Luciano Guimarães, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil CAU/BR

 

Nivaldo Andrade, presidente da Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)

Wilson Fernando de Andrade, conselheiro do CAU/BR

Fernando Tulio, presidente do IAB/SP

Maria Cláudia, urbanista, Rio de Janeiro

Miguel von Behr, Brasília. DF

As cidades brasileiras apresentam densidades demográficas muito baixas, devido ao excessivo espraiamento da área urbanizada e à existência de grande número de imóveis ociosos e abandonados em áreas dotadas de infraestrutura. O Programa Minha Casa Minha Vida agravou esse processo, pois financiou empreendimentos habitacionais periféricos, em áreas sem infraestrutura, empregos ou transporte coletivo. O que o governo federal pode fazer para corrigir esse problema?
Victor Carvalho Pinto, consultor Legislativo do Senado Federal, Brasília

Quantas alianças você candidato está disposto a fazer? A que preço?
Quanto você candidato gasta na sua campanha?
Você candidato está alinhado com a Agenda 21?
Como manter programas como Fome zero, aliando a estratégias de empoderamento de agricultores familiares?
Qual a estratégia para depender menos de combustíveis fosséis? evitando crises de abastecimento e promovendo energias renováveis?

Tags:,

Bitnami