*

Meio ambiente 15.02.2018 — 7:15 am

O ensino e a atuação profissional dos arquitetos

Ana Carolina Ferreira Mendes é mestre em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie, sócia do escritório Biselli+Katchborian e professora no Centro Universitário Senac
Kelli Tungay

Nos tempos de início de ano letivo, quando preparamos o conteúdo de graduação nas faculdades de arquitetura, penso sobre o que oferecemos aos alunos ao longo dos cinco anos de formação e a relação dessa fundamentação com a realidade profissional que esses jovens arquitetos enfrentarão ao sair da faculdade. Falo aqui como professora, e também como arquiteta que atua no mercado.

Os temas aos quais os alunos têm acesso em uma faculdade de Arquitetura são os mais variados. Há aqueles ligados à Engenharia, como topografia e estruturas (de madeira, concreto e metálicas), o que inclui aprender a pré dimensionar estruturas, de modo que os projetos que idealize sejam efetivamente exequíveis. É preciso saber ainda sobre resistência de materiais, fundações e técnicas construtivas.

Outros temas técnicos são o desenho geométrico — que estudamos apenas no ensino fundamental – e a geometria descritiva, que não faz parte do currículo escolar. Ambos são essenciais para o aluno desenvolver sua habilidade de pensar o espaço.

Há também assuntos ligados ao Direito, como legislações urbanas (Estatuto da Cidade, Plano Diretor, Lei de Uso e Ocupação do Solo) e que, além de serem revisadas a cada dez anos, variam de cidade para cidade. Temos também as regras de edificação, como o Código de Obras e todas as NBR´s (a 9050, de acessibilidade, é uma das mais importantes).

Assuntos ligados às Artes são recorrentes: desenho livre, modelagem 3D, escultura e pintura. Todas essas são habilidades que ajudam o futuro arquiteto a pensar de modo não cartesiano, basicamente o oposto daquilo que somos treinados no ensino médio para a ocasião do vestibular. Pessoalmente, incluo no campo das artes o ensino do Paisagismo – é uma disciplina de projeto, porém, por sua importância na composição visual e perceptiva dos espaços, entendo que no ensino da faculdade sua elaboração estética supera os ensinamentos técnicos deste campo. Lembro-me como se fosse hoje que meus colegas de escola estranhavam muito meus desenhos da aula de linguagem arquitetônica. Afinal, desde o ginásio não tínhamos mais aula de artes e por isso era preciso voltar a treinar habilidades manuais para a prova de ingresso na faculdade.

Disciplinas ligadas à História e Filosofia também se fazem presentes na graduação: história da arte, história da arquitetura, teoria da arquitetura, patrimônio arquitetônico e urbano, entre outras. Além disso tudo, o aluno ainda é ensinado a projetar em três escalas: interiores, arquitetura da edificação e desenho urbano. É no projeto que, de certo modo, se unem todas as áreas do conhecimento do arquiteto.

O arquiteto, como vemos, é um profissional polivalente. As áreas nas quais pode atuar são diversas. Projeto de interiores, cenografia, pesquisa, artes plásticas, patrimônio, aprovação de projetos, ilustrador de projetos arquitetônicos, projetos de casas, edifícios e praças e projetos urbanos são algumas das possibilidades. É muito importante que os jovens que estão ingressando ou retornando às aulas da graduação não percam de vista a diversidade de caminhos que podem se abrir ao longo do curso, tendo em mente que escolheram uma profissão multifacetada.

Outro ponto importante a ser destacado é que nem tudo o que um arquiteto precisa saber será aprendido na faculdade. Por isso, é fundamental nunca perder seu idealismo e manter viva a paixão que os conduziu ao curso escolhido. Só assim poderão ser profissionais melhores, inovadores e respeitados no mercado independentemente da área em que decidam atuar.


Ana Carolina Ferreira Mendes
é graduada (2007), pós-graduada (2011) e Mestra (2014) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É sócia do escritório paulistano Biselli+Katchborian desde 2008, também atuando como professora no Centro Universitário Senac, na disciplina Desenho Urbano.

Tags:, , , , , ,

Bitnami